• Mexa-se e viva muito melhor

    Mexa-se e viva muito melhor

    Bastam 30 minutos de exercícios por dia para se manter saudável e, de quebra, sentir os inúmeros benefícios como o aumento da auto-estima, da disposição física e mental e a melhora do humor.

    1/2 hora por dia
    Por que é necessário praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade aeróbica? A resposta está em como o organismo reage nesse período de tempo.

    Confira:

    – Primeiros 5 minutos: nessa fase, em que o exercício é basicamente aeróbico, 70% da energia que é consumida vem do carboidrato da alimentação recente; 30% correspondem à queima de gordura.

    – De 15 a 20 minutos: a partir daqui, o cérebro aumenta a produção de endorfinas, substâncias que dão ânimo para continuar com a prática esportiva.

    – De 25 a 30 minutos: as reservas de carboidrato estão baixas e o organismo passa a usar a gordura como fonte de energia. É quando o exercício começa a “fazer efeito”, ou seja, emagrecer e oferecer benefícios cardiovasculares. Queima-se colesterol ruim e triglicérides, grandes vilões do coração saudável.

    Não dá mais para negar e fugir: é preciso dizer não ao sedentarismo – definitivamente – e incorporar a atividade física aos hábitos do dia-a-dia, como tomar banho, escovar os dentes… A falta de exercícios regulares está associada, em grande parte, às doenças crônicas nãotransmissíveis, que matam 33 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sabe-se que entre os males relacionados à vida sedentária estão os cardiovasculares e pulmonares, o câncer, a osteoporose, o diabetes e, é claro, a obesidade.

    Mas já está mais do que comprovado que o “remédio” ideal para se manter longe dessas doenças é o exercício regular e moderado, que estimula também o aumento do nível de endorfinas, substâncias produzidas pelo próprio organismo que proporcionam.

    a sensação de bem-estar e diminuem a ansiedade.

    Por isso, é fundamental espantar a preguiça e iniciar já um programa de exercícios. Andar no parque ou na esteira por cerca de 15 minutos pode ser o primeiro passo até chegar, pelo menos, à recomendação da OMS de 30 minutos de atividades físicas por dia.Porém, não se esqueça de consultar seu médico para certificar-se de que você está pronto para se mexer. Comece andando, mas se achar a atividade chata, monótona, mude! Experimente dançar, correr, nadar… Escolha uma modalidade que tenha tudo a ver com você. O que importa mesmo são os benefícios: redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, queima de calorias, controle do diabetes, fortalecimento muscular e ósseo, melhora da capacidade pulmonar e da flexibilidade das articulações, enfim, um corpo saudável e a auto-estima lá no alto!

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